top of page
failtec_out_2020_telmo.jpg

Por uma empresa acaba? Quais consequências? E quais as causas?

É sabido que a falha e o fracasso é inerente ao processo empreendedor. Quando adicionamos a inovação, seja para novas soluções ou modelos de negócios, à incerteza torna-se um fator que, inevitavelmente, levará à falha.  Por isso, venha conhecer um pouco do que está por detrás de cada escorregão, tropeços e quedas de empreendedores e empreendedoras que toparam estar com a gente para contar um pouco das causas, consequências e aprendizados de seus erros, falhas e fracassos!

POR QUE FAILTECH?

Um breve contexto

Na última década o ecossistema de empreendedorismo inovador brasileiro amadureceu muito. Reflexo disso é a disseminação de um número cada vez maior das ditas unicórnios: startups que atingem um valor de mercado maior que 1 bilhão de dólares. Apesar de serem empresas raras, tem ganho a mídia por representarem um importante indicador de um ecossistema de empreendedorismo maduro. Todavia, por detrás de cada empresa, certamente há um número gigante de empresas que, por diferentes motivos tiveram que descontinuar suas atividades sem deixar qualquer rastro.

Tendo em vista isso, o Failtech surge para ser um espaço de troca e compartilhamento dos erros e das falhas empreendedoras. O nome é uma brincadeirinha à onda dos diferentes tipos de “techs” (como fintech, agrotech etc.) surgidas nos últimos anos. Todavia, aqui focamos em, aproximadamente, 95% de todas essas "techs"​: aquelas que, por diferentes motivos e razões, encerraram suas operações.

Não perca nosso próximos encontros! Inscreva-se aqui:

Obrigado pelo envio!

QUEM JÁ FEZ?

Desde 2019, contamos com vários empreendedores e empreendedoras que acreditam na importância da falha como fonte de aprendizado. 

WhatsApp Image 2019-02-09 at 14.37.02 (1

Alex Frazatti

  • Grey LinkedIn Icon

Alex Frazatti é Engenheiro Eletricista, Mestre em Microeletrônica pela Escola Politécnica da USP e MBA em Administração de Empresas pela FIA / USP. Fundou em 2013 uma Startup chamada iPet, a qual desenvolveu um protótipo de Cuidador de Animais de Estimação. Após 3 anos de jornada "part-time", encerrou a empresa para se dedicar "full-life" na Atleta.co, onde hoje é CEO.

_MG_6720._Jefferson_Freitas_Marcos_Cury_

Ivan Oliveira  

  • Grey LinkedIn Icon

Ivan Oliveira é formado em Marketing pela USP, com MBA em gestão de negócios pela ESALQ/USP. Em 2016 foi co-fundador da startup NosTrinques, um marketplace para atendimento mecânico in loco. Durante um ano e meio de operação a startup foi acelerada, atuou no mercado B2C e B2B, atendeu mais de 400 clientes, antes de decidirem por encerrar a operação.

asdsadsadsa.jpg

Gustavo Suim  

  • Grey LinkedIn Icon

Gustavo Suim se formou em engenharia de automação e controle. Iniciou a carreira em Automação Bancária, fez intercâmbio e, em seu retorno, começou a atuar como Engenheiro de Pesquisa&Desenvolvimento na LG. Lá começou sua paixão por Caminhão o que o fez fundar a Safetruck,  sistema de prevenção de acidentes viários aplicado em qualquer tipo de veículo;consiste em hardware, firmware e nuvem que auxiliam o motorista durante a condução,trabalhando como um Anjo da guarda. 

andrew-failtech-foto (5).jpg

Andrew Soares

  • Grey LinkedIn Icon

Andrew Soares cursos Sistemas de informação pela UMC, quando deixou o curso superior e seu emprego para criar a Tipp e-commerce para supermercados. Como CEO foi responsável por parcerias estratégicas com empresas como: BlueSoft, Agência GNU, Gertec, Weblinia ERP e NetPoints. Gerenciou o desenvolvimento do produto beta que foi utilizado pela rede Veran Supermercados. Hoje é Scrum master SFC™ e CEO e fundador da TiiZ que em 2018 atendeu mais 7 cidades e vendeu mais 1K litros de Cerveja.  

elton (1)_editado.png

Elton Soares

  • Grey LinkedIn Icon

Elton Soares é CTO na Frezze, recém investida Startup em armazenagem e transporte de alimentos. Entrou no empreendedorismo de maneira quase acidental através de Hackathons, onde conseguiu sequenciais conquistas e consolidou uma equipe. Posteriormente fundou e esteve à frente como CEO da Upfish, startup do agronegócio que representou o Brasil em competições de Israel, Estados Unidos. - e hoje é mais uma das que compõem as estatísticas de negócios invalidados

foto_lud (1)_editado_editado.jpg

Ludmila Viana 

  • Grey LinkedIn Icon

Antes de lançar a Elave, Ludmila já tinha trabalhado mais de 5 anos em novos negócios de grandes empresas, como Ticket e Unibanco. Após passar 2 anos morando nos EUA, fazendo pós-graduação em marketing, decidiu empreender. Em 2011, lançou a 1ª lavanderia online do Brasil e por 5 anos lutou para fazer este negócio dar certo. Precisou tomar a decisão mais difícil para um empreendedor: abandonar este negócio e seguir em frente.

fotoFernanda (1).jpeg

Fernanda Nudelman

  • Grey LinkedIn Icon

Fernanda é publicitária, passou por diversas agências, empresas e consultorias, quando descobriu sua verdadeira vocação: empreender e apoiar outros empreendedores. 
O resultado disso veio à tona em 2008, quando trouxe para o Brasil o conceito de coworking, com a inauguração do primeiro espaço brasileiro de coworking, o Pto de Contato.
Foram seis anos de muitas dores, delícias e muitos aprendizados, à frente do pioneirismo do mercado de coworking, quando em 2014, ela vendeu o negócio e partiu para novas jornadas.

Fernanda vai compartilhar seus aprendizados e contar causos da vida empreendedora, para quem está pensando em entrar nessa aventura!

avatar-gerrard (1) (1).png

Roberto Speicys

  • Grey LinkedIn Icon

Roberto Speicys Cardoso é fundador da Scipopulis e da Ambientic (que encerrou suas atividades). Phd em Ciência da Computação pela Universidade de Paris 6-Sorbonne Universités e Mestre em Ciência da Computação pela USP. Trabalha com análise de dados de transporte há 5 anos. É membro dos comitês de Intelligent Transport Systems da ANTP e da UITP e fellow da Royal Academy of Engineering-UK.

0 (3).jpg

Everton Nadalin

  • Grey LinkedIn Icon

verton Zaccaria Nadalin possui doutorado e pós-doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP. Empreendedor desde 2013, quando abriu sua primeira startup, DSPGeo, na área de Petróleo e Gás, onde foi CEO por 4 anos. Atualmente é diretor da Co.i9, empresa que traz gestão ágil às microempresas. Com experiência em Inovação, já participou e coordenou diversos projetos de P&D, como PIPE/FAPESP, entre outros. Atua também como professor voluntário no programa de mestrado em engenharia e gestão da inovação na UFABC.

João_Miliozzi_edited.jpg

João Miliozzi 

  • Grey LinkedIn Icon

João Miliozzi é jornalista e empreendedor. Depois da meteorologia e da inteligência artificial, hoje, trabalha no projeto A Pasta da Nonna - uma empresa de massas frescas artesanais. Voltada para a gastronomia afetiva, tem como pilar central o reforço ao hábito das refeições em família - o maior meio de acolhimento para a transformação social.

Bruno Cabrera_edited.jpg

Bruno Cabrera

  • Grey LinkedIn Icon

Bruno Cabrera é personal trainer por formação, com empreendimentos bem sucedidos na área da saúde. Entrou no ramo de tecnologia com as Startups Ordem dos Personal Trainers do Brasil e depois Emagreça Sem Dieta. Após passar por todos os estágios do ecossistema de formação (speed mentoring, incubação, pré aceleração e aceleração), co-fundou a agência de alavancagem de negócios ScaleX.

0 (1).jpg

Rita Oliveira

  • Grey LinkedIn Icon

Rita Oliveira possui mais de 8 anos de experiência trabalhando em empresas de tecnologia/startups. Com experiência bem diversa, passando por projetos, marketing, vendas e desenvolvimento de negócios. Foi sócia de uma empresa de tecnologia voltada para Inovação Aberta, a Sou Genial. Hoje faz parte da Udemy trabalhando com desenvolvimento de negócio focado em parcerias e estratégia de conteúdo para o marketplace.

0 (5)_edited.jpg

Bruno Hacad

  • Grey LinkedIn Icon

Iniciei no mercado financeiro em 2012. Trabalhei por 3 anos na área de Fusões e Aquisições, incluindo os bancos Goldman Sachs e BTG Pactual. Em novembro de 2014, co-fundei o Pegcar, startup de compartilhamento de carros entre pessoas. Operamos por mais de 3 anos e captamos cerca de R$1,3 milhão de investidores anjo. Com o fechamento do Pegcar, no final de 2017, fiz um summer no Viola Ventures, um dos principais fundos de VC de Israel antes de me juntar à Fretebras. Hoje sou Head de Business Development com a missão de transformar o mercado de fretes do Brasil, otimizando a conexão entre transportadoras e caminhoneiros autônomos.

Gustavo Haramura_edited.jpg

Gustavo Haramura

  • Grey LinkedIn Icon

Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP e MBA  em Gestão Empresarial em FGV/EAESP. Participou como Gestor de operações, atendimento e suprimentos da NetMovies em 2007 começando na empresa com 5 funcionários para 120  funcionários em 2012 realizando mais de 10.000 entregas por dia em mais de 90 cidades  do Brasil para o encerramento da empresa em 2015.

image1_edited.jpg

Fabio Bueno

  • Grey LinkedIn Icon

Tem 59, médico, empreendedor serial tendo atuado em transporte aquático, terrestre e aéreo, turismo, fast food, área editorial, vending machines, investidor anjo e outros. Com a empresa 24x7, primeira livraria de vending machine do Brasil, ganhou 2 prêmios Endeavor e maior prêmio de responsabilidade social do país. Também foi apontado como a maior mídia espontânea positiva de empresa na área de cultura no Brasil. Em 2019 teve que encerrar a operçaão de sua empresa e hoje acelera empresas, além de ter voltado a estudar medicina.

telmo_edited.jpg

Telmo Teramoto

  • Grey LinkedIn Icon

Atualmente ele atua na área de Marketing de Produto Blockchain no CPQD. Experiência como fundador de startup, gerente de pesquisa e inovação, análise de investimento anjo, pesquisador do CNPq para setores sstratégicos e líder de time de consultores técnicos de instalação de usinas termelétricas. Em nosso encontro, ele compartilhará sua experiência à frente do Kolektiva, empresa de carona de objetos e Armários Inteligentes.

WhatsApp Image 2020-11-19 at 3.53.23 PM.

Miro Machado

  • Grey LinkedIn Icon

Aatualmente é CTO da Lumabyte Soluções, ex-gestor da incubadora iTriad, membro da Jaraqui Valley, Tri-campeão das competições de Hackatons: NASA Space Apps(2019), INOVACODE(2013) e INdT Mobile Labs(2012), idealizador do COMENTORES(Congresso Online de Mentores e Empreendedores de Sucesso), primeiro congresso online da região Norte, com mentores e startups nacionais e internacionais, cientista da Computação, com MBAs em Gestão empresarial e Gerenciamento de Projetos, com sólida experiência em programação e implantação de projetos, com passagens por empresas do PIM e Institutos como SIDIA e Triad Systems, inovador, palestrante e empreendedor.

WhatsApp Image 2021-03-31 at 2.27.59 PM.

Expedito Belmont

  • Grey LinkedIn Icon

Com 18 anos de experiência em sistemas de missão crítica em corporações como Samsung, Nokia, LG, Harman, Sony, Coca-Cola e também no Governo. Expedito é CEO da startup DriveOn, uma empresa que nasceu no Amazonas e foi classificada como a 10ª mais inovadora da América Latina em 2019, pelo Innovation Awards Latam, prêmio que faz anualmente o ranking das 100 startups mais inovadoras da Latam. Em 2019, a DriveOn ficou na 39ª colocação, a frente de grandes startups, como o Banco Neon. 

5cb5d97c941d0-lg_edited.jpg

André Arcas

  • Grey LinkedIn Icon

André Arcas estudou Direito na USP, Empreendedorismo e Inovação pelo programa Stanford Ignite, Negociação e Liderança em Harvard, além de storytelling pela IDEO e Programação Neuro-Linguística pela SBPNL. Autor do conteúdo de pitch e storytelling nos programas de leadership communication e sistemas da informação na FIAP, já realizou dezenas de treinamentos, palestras e workshops sobre comunicação e treinou desde palestrantes do TEDxSãoPaulo até executivos de grandes empresas. Fundador de uma startup, já realizou pitches premiados, um dos quais o levou ao vale do silício para expor no TechCrunch Disrupt, um dos maiores eventos de startups do mundo.

WhatsApp%20Image%202021-03-24%20at%201.1

Tâmia Gomes

  • Grey LinkedIn Icon

Ela é CEO da GirlBoss Estratégia para Negócios, ex vice presidente da Associação Brasileira de Startups, professora de Digital Branding do MBA da Escola de Negócios Be Academy, professora convidada do Meu Sucesso, além de Board Advisor da ACSP e do SEBRAE MT. Única profissional de ecommerce premiada no Prêmio Empreendedores de Sucesso da PEGN, com a marca 33e34, é escritora, palestrante, mentora no Programa SP Stars e Startup Weekend.

IMG_8569.jpeg

Tiago Albino

  • Grey LinkedIn Icon

CEO do içougue, o maior marketplace de venda de carnes do Brasil. Possui mais de 20 anos de carreira executiva em grandes empresas como IG, UOL, HP, Itaú BBQ, Banco24Horas.

 

Como empreendedor, levantou mais de R$ 3 milhões em investimentos em sua antiga startup e quebrou. Criou o Podcast “Minha Startup Quebrou” que se tornou um manual com mais de 30 lições aprendidas neste processo e ajuda empresários e empreendedores a não cometer os mesmos erros.

QUEM FAZ?

Pessoas que tem organizado e promovido o Failtech ao redor de todo o Brasil.

Faça parte desse esforço coletivo e seja um dos embaixadores que promovem e representam o programa em sua região!

Imagem1_edited.jpg

Fabio Zoppi Barrionuevo

  • Grey LinkedIn Icon

Empreendeu negócio próprio em tecnologia industrial por 12 anos, é investidor-anjo na GVAngels, e tem experiência profissional em 9 países. Mestrando em Empreendedorismo & Inovação na FEA/USP, MBA (CEAG) pela EAESP/FGV e educação executiva em Inovação & Estratégia pelo MIT Sloan.

dad7ddff-726f-41a0-9cd3-4e37a2cbaa5c_edi

Roberto Almada

  • Grey LinkedIn Icon

Roberto Almada Leitão. Fundador da Pamonha de Ideias, uma empresa com foco no aprendizado do empreendedorismo e idealizador da comunidade aberta Mochilão do Empreendedor na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo.

WhatsApp%20Image%202021-05-10%20at%206.4

Jose´Marques Pereira

  • Grey LinkedIn Icon

Professor Adjunto na ESE - Escola Superior de Empreendedorismo Sebrae-SP, empreendedor e consultor de negócios. Mestre em administração na temática de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, além de possuir um MBA em empreeneddorismo. 

download.png

Felipe Maruyama

  • Grey LinkedIn Icon

Diretor de Inovação em Governo do Impact Hub, estando como Diretor de Operações do IdeiaGov. É doutorando e mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Foi o Idealizador do Failtech.

Avatar%20Lucas%20Prado_edited.jpg

Lucas Prado

  • 211_Medium_logo_logos-512_edited

Servidor público, cientista de dados, UX designer, escritor, Co-Founder da Meryt, Organizador do Govtech Connection e Embaixador de Inovação Cívica da OpenKnowledge Brasil.

a2115f1b-fd91-40be-8521-36240e6c1f20.jpg

Uandisson Miranda

  • Grey LinkedIn Icon

Bacharel em Engenharia de Produção, desenvolvedor de softwares, facilitador e organizador de Startup Weekend e de Hackathons.

O Failtech é um movimento em que você pode colaborar e ajudar a desenvolvê-lo! Quem saber como? Clique aqui!

bottom of page